Atividades de matemática para a educação infantil: contagem e adição

Atividades de matemática para a educação infantil: contagem e adição. Então, as coleções são excelentes instrumentos para a aquisição dos conhecimentos matemáticos elementares. Para esta aula, você pode utilizar com tampinhas para o manuseio do concreto. Portanto, inicie a problematização na Roda de Conversa, convidando as crianças a se envolverem na coleção de tampinhas da sala. Anteriormente, separe algumas tampinhas e leve para a conversa. Faça com que as crianças explorem este material e realize com elas a contagem do mesmo e depois faça os seguintes questionamentos:   

Quantas tampinhas têm? Qual o numeral encontrado na contagem? Temos muitas ou poucas tampinhas? Caso entregássemos uma tampinha para cada brinquedo sala, este número de tampinhas seria suficiente? Para que servem os números? Converse com as crianças sobre seu cotidiano, onde elas encontram números, qual o numeral expresso em seus endereços? Quais são os números necessários para fazer uma ligação? Como estabelecer relação quantidade – numeral? Como as tampinhas podem nos ajudar a estabelecer esta relação? Por exemplo: Para o numeral 2 (dois) quantas tampinhas eu incluiria?      Terminada a roda de conversa, motive as crianças a trazerem diariamente tampinhas para a sala.    

Veja essa sugestão de aula no Portal do Professor.

Atividades de matemática para a educação infantil: contagem e adição

Então, nessa atividade é possível ensinar contagem e adição. Dessa forma o ideal é fazer uso do material concreto de modo a potencializar a aprendizagem.

Importante: Como baixar a atividade?

Então, caso não apareça a opção para salvar a imagem basta clicar nos três pontinhos na parte superior da tela e escolher a opção “Abrir no Chrome”