Atividades de Alfabetização com nomes das lendas folclóricas

Atividades de Alfabetização com nomes das lendas folclóricas. Vai trabalhar o folclore e não quer perder o foco na alfabetização? Veja abaixo essas dicas de atividades com os nomes das lendas que nós do Clube das Letrinhas preparamos para você com o foco no desenvolvimento da consciência fonológica.

Sim, sabemos que muitos professores gostam de trabalhar as datas comemorativas mantendo o foco nos objetivos da alfabetização. Pensando nisso preparamos essas atividades com as lendas que podem ser trabalhas na educação infantil e 1º ano do ensino fundamental. São 07 atividades com os nomes das lendas para baixar e imprimir.

O que é folclore?

O que é Folclore?
Podemos definir o Folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração em geração. Folclore é um conjunto de tradições, conhecimentos e crenças populares expressas em provérbios, lendas ou canções. Todos os conhecimentos do povo conservados através do tempo, incluindo ainda hábitos, brincadeiras e enfeites, são considerados folclore.

Boitatá

     A  boitatá é uma grande serpente de olhos vermelhos, que solta fogo pela boca. Vive nas matas e as protege de pessoas maldosas que as incendeiam sem necessidade.

     Diz a lenda que as pessoas que foram assustadas por ela correm desesperadas, tentando sair das matas, prometendo nunca mais provocar incêndios.

Iara, a mãe d’água. Moça bela vive no rio amazonas e, nas noites de lua cheia, fica sentada numa pedra, penteando seus longos cabelos, para atrair os jovens com quem deseja se casar. Dizem que tem uma voz tão boa, bonita e tocante, que o homem que a ouve morre de paixão por ela.

Boto

 Conta a lenda que, no início da noite, o boto transforma-se em um belo rapaz, forte, alto, bronzeado, vestido de branco e muito perfumado.Com um jeito misterioso, o rapaz chega aos bailes, dança, bebe, encanta as moças e escolhe a mais bonita. De madrugada, desaparece misteriosamente. Dizem que, quando desaparece, é porque ganhou novamente sua forma de boto e mergulhou profundamente. Quando está na forma humana, usa sempre um chapéu para que ninguém veja a abertura que tem na sua cabeça, comum aos botos.

Lobisomem

 Segundo a crença popular, o lobisomem é o último dos sete filhos do casal. Para evitar a sina, é preciso que o irmão mais velho batize o mais moço. Dizem que, aos treze anos, numa quinta-feira à noite, ele sai e vai até uma encruzilhada, onde começa seu tormento. Ele aparece na forma de um cachorro grande ou lobo, que ataca pessoas e animais em noite de lua cheia. Seus dentes são enormes. Há pelos por todo o corpo, incluindo o rosto, seus olhos são vermelhos e as unhas compridas.

Vitória-régia

     Conta a lenda que houve um tempo em que as índias acreditavam que a lua podia transformá-las em estrelas, se fossem guiadas por sua luz. Não foi diferente com uma jovem índia muito bonita que desejava ser transformada em estrela para poder pegar a lua. Numa bela noite a jovem índia admirava a lua espelhada no rio quando ouviu seu nome sendo chamado magicamente do fundo das águas. A moça, acreditando poder pegá-la, estendeu seus braços e se atirou na água. Nunca mais ela retornou. A lua resolveu então transformá-la em uma estrela, por seu esforço; mas não uma estrela do céu e sim uma da água, que recebeu o nome de vitória-régia.

Saci-Pererê

Diz a lenda que o saci-pererê é um negrinho baixinho, com uma perna só e que usa uma carapuça vermelha na cabeça. Vive com um cachimbo na boca e aprontando nas casas: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos etc. Para pegar o saci-pererê dizem que é necessárias uma peneira e uma garrafa. Quando ele está em forma de redemoinho, deve-se colocar a peneira embaixo e o Saci passa por ela e entra na garrafa, aí é só tampar a garrafa que ele fica preso.

Atividades de Alfabetização com nomes das lendas folclóricas

Atividades de Alfabetização com nomes das lendas folclóricas
Atividades de Alfabetização com nomes das lendas folclóricas
Atividades de Alfabetização com nomes das lendas folclóricas
Atividades de Alfabetização com nomes das lendas folclóricas
Atividades de Alfabetização com nomes das lendas folclóricas

Cuca

É o mais conhecido dos bichos-papões. Tem cabeça de jacaré e surge durante a noite para levar embora crianças mal-educadas. Dizem que ela dorme apenas uma noite a cada sete anos e, quando fica brava, solta um grito que pode ser ouvido de muito longe!

Recreio

Mula sem cabeça

Quem precisa de cabeça quando se tem uma chama no lugar dela? É o caso desse ser do nosso folclore: um animal grande e com ferraduras de metal. É possível ouvir de longe o galope e os longos relinchos ou soluços da Mula Sem Cabeça. Se você achar que viu uma, deite de bruços e esconda unhas e dentes – o ser é atraído pelo brilho dessas partes do corpo.

https://recreio.uol.com.br/escola/conheca-8-criaturas-do-folclore-brasileiro.phtml

Aproveite e baixe também: